Crocante por fora, macia por dentro e mergulhada num homus de beterraba de Tahine Tradicional Sésamo Real absurdamente cremoso. Sério, isso aqui é outro nível!
COUVE-FLOR ASSADA:
1 couve-flor inteira
30g de manteiga vegana derretida (pode ser azeite de oliva também se não tiver)
40g de missô
20ml de vinagre
água
Preparo: lave bem a couve-flor (e se preciso corte fora as partes que estiverem deterioradas). Corte um pedaço do talo central (para que a couve-flor fique mais baixa e de pé) e as folhas (junto com seus talinhos). Pode usar essas partes para fazer um refogado. Ferva água em uma panela e mergulhe a couve-flor, cozinhando por uns 10-15 minutos (cuidado para não deixá-la cozida demais. Até ficar al dente). Para a mistura que será passada na couve-flor, misture os ingredientes num potinho. Pincele essa mistura sobre toda a couve-flor (vire-a para alcançar as partes de baixo dela e passe entre os floretes também). Leve-a para assar em forno médio pré-aquecido por 30-40 minutos (quando estiver dourada está pronta! Cuide p/ não queimar!). Junto assei alguns floretes que soltaram da couve flor enquanto cortava e servi no final.
HOMUS DE FEIJÃO BRANCO PINK:
250g de feijão branco cozido
1/2 beterraba grande (ou 1 pequena) cozida
2 dentes de alho (gosto de refogar no azeite na frigideira antes)
suco de 1 limão grande (ou 2 pequenos)
40g de tahine tradicional sésamo real
sal a gosto
água p/ ajudar a bater
PREPARO: só bater tudo até virar uma pastinha lisa. Sirva o homus em um prato e coloque a couve-flor ao centro. Finalizei com floretinhos de couve flor, alho refogado, cebolinha e molho de castanha e tá prontoooo