Gergelim – para plantio e cultivo

 

Nos últimos anos, o Gergelim vem firmando seu lugar como uma opção de lavoura alternativa de rotação e aproveitamento da terra, apresentando vantagens, como boa adaptação aos climas e solos mais áridos do Brasil.

Por sua tolerância à seca e facilidade de cultivo, o Gergelim apresenta alto potencial agronômico, podendo ser usado em rotação e sucessão de culturas. Despertando o interesse de novos produtores é uma cultura que se insere tanto nos tradicionais sistemas de cultivo como na agricultura sustentável e orgânica.

Por ser uma semente muito pequena, o solo deve ser bem preparado, limpo e destorroado.

Plantio e cultivo de gergelim

 

O Gergelim tem raízes profundas e superficiais, portanto, prefere solos soltos e profundos ou arenosos.A colheita normalmente é manual, sendo efetuada nas seguintes etapas: corte, empilhamento, secagem, trilhagem ou bateção e posteriormente limpeza e ensaque.

O Gergelim é um alimento de alto valor nutricional, rico em óleo e proteínas, por isso o mercado consumidor vem se expandindo, tanto no Brasil como no exterior. Conhecido com um alimento funcional e saudável suas utilizações, podem ser na forma de óleo, pasta e como cobertura no preparo de pães e biscoitos. Além dos fins alimentares, seus grãos encontram diversas aplicações na indústria farmacêutica, cosmética e óleo-química.

A torta obtida da prensagem dos grãos se constitui em excelente concentrado para alimentação animal. Todas essas funções fazem do Gergelim uma semente diferenciada que a cada dia demonstra novos benefícios e utilidades.